Esqueça o que você já ouviu falar sobre o preço e a dificuldade de manuseio do aço inox. “O gasto inicial supera o dos aços galvanizado e carbono. Mas, considerando a alta durabilidade e a baixa manutenção, o custo final será menor”, avalia Arturo Chao Maceiras, diretor executivo do Núcleo Inox, de São Paulo. Composto de liga de ferro, carbono e cromo, o material conta com uma camada invisível que o protege da corrosão. Desde que chegou ao Brasil, nos anos 60, avanços ocorreram tanto na disponibilidade de cores e acabamentos (polido, escovado) quanto nas formas de trabalhá-lo

Quais os mitos desse tipo de aço?
Precisamos quebrar o paradigma de que ele é um material difícil de trabalhar e caro.
É importante lembrar que ele pode até custar mais caro que o aço carbono, mas não enferruja, não precisa de nenhuma pintura. Os arquitetos têm poucas informações sobre o inox e acabam não especificando nas obras. Se ele fosse mais utilizado, poderíamos dobrar o consumo no Brasil, que é tão baixo. Estamos atrás do Chile, por exemplo. Também é comum que arquitetos e leigos associem esse material a frieza. É preciso olhá-lo diferente, pois o inox pode ser misturado com tijolos, cerâmicas e dar um resultado maravilhoso. O contraste fica agradável.

Quando devo usar o inox?
Ele tem menor impacto ambiental, pois é facilmente reciclado, e possui alta durabilidade. É possível encontrar muitas cores e tipos de acabamentos. Essas vantagens são excelentes.

Como fazer a manutenção?
Na limpeza, evite o uso de esponjas de aço. Utilizar apenas pano, água e sabão neutro.

Porque usar o aço inox?
Claudio Rampazzo, arquiteto de São Paulo. Sou apaixonado por esse material, por ele ser higiênico, nobre, não manchar e ser fácil de trabalhar em todos os aspectos – dobras, cortes. No Brasil, a grande barreira é o custo, na verdade, é uma máscara. O metro quadrado de produtos como mármores, pedras sintéticas e granitos é superior ao custo do aço inox, mas ninguém faz essa conta. Outro problema é o fato de todo mundo vinculá-lo aos utilitários, como talheres e bancadas. Não se dá o valor devido ao inox. 

Fonte: http://casa.abril.com.br/materiais-construcao/9-ideias-para-usar-inox-em-fachadas-paredes-escadas/